Article

Questões que devem ser consideradas na hora de escolher um sistema de gerenciamento de dados de sondagem e de amostragem

A campanha de sondagens e o processo de amostragem são as partes mais caras de um programa de exploração, e os dados coletados nessas atividades representam um determinador crucial para o sucesso do seu projeto. Gerenciar tudo isso sem o sistema certo pode rapidamente se tornar complexo, demorado, suscetível a erros e irá, em última análise, acrescentar um nível de risco muito grande ao seu projeto.

Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escolher uma solução de gerenciamento de dados de sondagem e de amostras que irão garantir confiabilidade em seus resultados sem exaurir seu orçamento de TI e sem sobrecarregar a sua equipe com quantidades excessivas de trabalho.

Custo

O custo sempre é um fator, mas com um sistema tão importante quanto esse, essa não deveria ser a única consideração e talvez nem deveria ser a mais importante. Optar pela opção mais barata, ou escolher o sistema mais caro com base na percepção de que ele seja o melhor talvez não funcione. É importante buscar por um software que se encaixe ao seu modelo de negócios, enquanto oferece recursos que você precisa para finalizar o trabalho.

As indústrias de exploração e mineração tendem a ser muito cíclicas, portanto, encontrar um software que pode ser dimensionado conforme as suas mudanças de demanda seria algo benéfico. Além disso, à luz dos riscos da exploração, a última coisa que você precisa é torrar centenas de milhares de Dólares num software e apenas realizar uma ou duas sondagens. O modelo Software-como-um-serviço (SaaS) é particularmente atrativo, pois ele oferece esse tipo de flexibilidade com baixo custo de entrada. Ele remove o custo de capital inicial para compra do software, da necessidade se hardware e software de servidor, assim como pessoal de TI para operar o sistema.

Qualidade dos Dados

Campanhas de sondagem e de amostragem são atividades muito dispendiosas. O seu propósito é a geração de dados, e decisões multimilionárias são tomadas com base nesses dados. É importante acertar isso, e provar que foi feito de forma correta. O sistema certo deverá oferecer uma interface flexível que lhe permite coletar e validar de forma rápida e fácil todos os dados que você gera no ponto de captura. O remanuseio de dados não apenas leva mais tempo, mas sempre resulta em erros dispendiosos, independentemente do quão cuidadoso você é. Apps de registro e descrição de testemunhos de sondagem podem tornar mais fácil o trabalho de coletar dados em campo e ajudar a garantir que os dados fluam para as mãos da equipe muito mais rapidamente.

A interoperabilidade é o nome do jogo, portanto, o sistema deveria conseguir trabalhar perfeitamente com outros sistemas que produzem e consomem dados relacionados, como levantamentos ao longo do furo, laboratórios, instrumentos de campo e pacotes de modelamento em 3D. Procure por algo que tenha um API robusto aberto ao público.

Flexibilidade

Lidar com os requisitos de coleta de dados em seus diversos sítios de projeto não deveria ser algo amedrontador, e também não deveria custar muito dinheiro. Seu sistema não deveria ser um empecilho à medida que você passa da coleta de dados de sondagem em greenfields para a perfuração exploratória diamantada e, em seguida, para a perfuração e amostragem de controle de teores. Sistemas modernos se adaptam rapidamente às suas necessidades sem você ter que comprar outros softwares, módulos ou ter que contratar consultores caros. Procure um sistema que te ofereça uma experiência completamente self-serve e que atenda plenamente às demandas do seu negócio. 

Serviço e Suporte

Quando as brocas estão girando, você precisa de respostas do suporte para suas dúvidas imediatamente. O suporte não é mais uma atividade passiva onde você encaminha um e-mail para o endereço suporte@suporte-tipo-anos1990.com e torce pelo melhor. O envio de e-mails também não deveria ser utilizado como um sistema para a declaração de defeitos no software. As empresas modernas de software estão oferecendo soluções com plataformas de suporte totalmente integradas que incluem chat ao vivo, o envio e rastreamento de tickets, bases de conhecimentos, bibliotecas de treinamento por vídeo, gerenciamento de contratos de nível de serviço (SLA) e muito mais. Na verdade, os vendedores on-line de softwares podem oferecer suporte de forma proativa pelo rastreamento do uso do software, o que lhes permite remover ineficiências e barreiras à produtividade antes que os próprios clientes precisem relatá-las. O acesso para a correção de erros e a atualização de novos recursos também é muito importante, e o modelo SaaS permite que esses serviços sejam entregues automaticamente, com regularidade e rapidez. Assegure-se de perguntar como o suporte será oferecido ao escolher um sistema.

Onboarding

Escolher qual software utilizar é uma coisa, mas fazê-lo funcionar para você é outra. Tradicionalmente, a implementação de sistemas tem sido um processo muito intenso para as pessoas, envolvendo funcionários e consultores durante semanas e meses de planejamento e implementação. Com as abordagens modernas para a entrega de softwares, a experiência do usuário e o design estão recebendo muita atenção com foco em facilitar o onboarding e fazê-lo quase totalmente self-service. Imagine ter alguém do Facebook voando até a sua casa para ajudá-lo a criar seu perfil on-line - parece loucura, não é? Bom, nos dias de hoje isso não deveria ser necessário para um sistema de gerenciamento de sondagens e amostras. O modelo SaaS tornou isso possível. Para começar, você só precisa de um login de usuário.

Usabilidade

A interface do usuário e o design da experiência do usuário têm se tornado uma ciência em si, com uma ênfase em fazer com que o produto seja tão fácil de utilizar que praticamente nenhum treinamento é necessário. Uma boa interface de usuário deveria ser clara, concisa, familiar, responsiva, consistente, atraente, eficiente e fácil de usar. Fique atento aos produtos que se enaltecem em oferecer todo o treinamento em sala de aula; isso indica uma falta de usabilidade e um potencial de haver um alto grau de complicação. Você já gastou tempo e dinheiro suficientes para obter um diploma em geologia; você não precisa passar por isso novamente para configurar e utilizar um sistema de gerenciamento de sondagens e amostras.

Colaboração

A internet nos deu a capacidade de nos conectarmos e colaborarmos como nunca antes. Seja para melhor ou para pior, as mídias sociais se tornaram comuns. Elas aproximam as pessoas e oferecem acesso em tempo real a coisas como as notícias de última hora, alertas meteorológicos e fotos do jantar do seu melhor amigo. Mas falando de forma mais séria, as mídias sociais chegaram aos softwares modernos como uma maneira de enriquecer a experiência de forma geral das equipes. A capacidade de enviar mensagens diretamente a uma equipe e obter respostas rapidamente traz melhoras no processo de coleta de dados e alavanca o conhecimento da equipe como um todo. Ser capaz de visualizar a coleta de dados em tempo real com painéis de controle ao vivo e relatórios mantém todos conectados e ajuda as equipes a alcançarem um nível de produtividade mais alto. A sua plataforma de gerenciamento de sondagens e amostras deveria oferecer esses tipos de recursos modernos para que todo esse conhecimento e discussão coletivos possam coexistir com os dados onde eles deveriam estar.

Acessibilidade

Hoje em dia, nós estamos conectados praticamente em quase todo lugar que nós vamos. Eu ouvi um comentário muito engraçado outro dia no rádio sobre como os dispositivos móveis substituíram os jornais nos banheiros. Os softwares modernos aproveitam dessa conectividade e nos permitem trabalhar em qualquer lugar e em quase qualquer tipo de dispositivo. Os aplicativos hospedados na web realmente tornam essa acessibilidade constante uma realidade através de uma conexão de rede com a internet ou via rede móvel. No caso de um sistema de gerenciamento de sondagens e amostras, também é importante ser capaz de trabalhar no desligar das luzes, digamos assim. A realidade é que nós trabalhamos em regiões remotas do mundo onde a conexão com a internet é ruim no melhor dos casos, e nem toda mina subterrânea no mundo está totalmente equipada com internet sem fio.

Escalabilidade

A necessidade da escalabilidade nem sempre é algo previsto, mas pode ter um grande impacto no seu projeto quando você precisar expandir ou reduzir rapidamente sua utilização do software. Vamos tomar a visão dos otimistas aqui, considerando que eu já discuti a aquisição de software que permite que você reduza custos na eventualidade de uma redução de produtividade. Digamos que você tenha atingido algumas interseções fantásticas, o dinheiro está entrando e você decide acrescentar mais perfuratrizes ao projeto. Como você irá lidar com todos esses dados a mais? Você terá que comprar servidores, licenças, atualizar as capacidades da sua rede, se preocupar em fazer o backup de tudo, ou você pode procurar um sistema que faz isso tudo para você. Os produtos SaaS são desenvolvidos para fazer exatamente isso. Eles aproveitam o poder da nuvem para se auto escalarem e atenderem às demandas da base do cliente pelo acréscimo ou redução automática de servidores, memória, processadores e bases de dados sem nenhum custo adicional para você. Optar pelo uso do SaaS significa que você nunca terá que se preocupar com isso. Se você decidir por utilizar uma solução tradicional in loco, assegure-se de ter um plano já preparado, além de tempo e dinheiro disponíveis para alocar para seu crescimento.

Segurança

Se você for uma empresa de capital aberto, você já sabe o quão sensível são novos dados de sondagem. É muito importante que você proteja essas informações não apenas internamente quanto externamente até que elas sejam divulgadas publicamente. Um bom sistema irá permitir que você controle completamente o acesso às informações para que apenas aqueles que podem ver e interagir com determinados dados possam fazer isso, e aqueles que não podem não têm como entrar no sistema. Isso pode significar bloquear determinadas pessoas de ter acesso a um projeto sensível, ou apenas os resultados das análises para novos furos em um projeto. Externamente, todas as ameaças deverão ser minimizadas. Se você estiver hospedando seu próprio sistema in loco, isso basicamente se torna a tarefa da sua equipe de TI. Para algumas empresas de mineração, isso pode ser terceirizado ou pode até ser apenas uma pessoa. Se você optar por uma solução SaaS, não deixe de fazer MUITAS perguntas. Nem todos os produtos SaaS são criados de forma igual, e apenas dizer que o sistema é hospedado na Amazon ou na Azure não é uma garantia de segurança. Se o provedor não souber o que é um pentest, não utilize SSL para a transferência de dados; se ele nunca ouviu falar de um SOC Nível 2 ou um SSAE16, aí você provavelmente deveria mudar para alguém que conhece.

Como a necessidade de dados, não apenas para estar em conformidade como também para a exploração bem sucedida, continua a crescer, tem se tornado essencial ter algum tipo de sistema de gerenciamento de dados operando para o gerenciamento de sondagens e amostragens. A boa notícia é que a tecnologia tem avançado muito e, agora, existem novas opções disponíveis que são eficazes em termos de tempo e de custos. Esses critérios são um guia para te ajudar a encontrar a solução mais adequada ao seu orçamento e às suas necessidades em termos de programa.

Questions about MX Deposit?
Contact us

More resources