“A criação de uma base de dados confiável de furos de sondagem e de dados de amostras é de fundamental importância para os grandes projetos. Mas será que nós adquirimos o hábito de utilizar aquele software 'famoso', porém inadequado para a tarefa?" pergunta David Peres da Minalytix.
Quando éramos jovens, nós crescemos com nossos super-heróis favoritos, acreditando que eles eram invencíveis. Nenhuma tarefa grande demais, nenhum desafio intransponível.
Infelizmente, apesar de estarmos todos muito mais velhos hoje em dia, quando crescemos com um determinado software, é muito tentador pensar da mesma forma. Com o decorrer do tempo, a utilização diária suscita uma familiaridade confortante e a nossa crença nas capacidades desse software pode se tornar muito exagerada.
Provavelmente, não há nenhum exemplo melhor disso do que o Microsoft Excel. Esse software existe há mais de 30 anos e é, por qualquer análise, um incrível programa de planilhas que ajudou a sustentar inúmeras empresas e talvez até indústrias inteiras.
Mas ele não é uma base de dados.
Para centenas, se não milhares de geólogos em nossa indústria, o Excel foi o local de confiança para a entrada de dados. É um hábito de dados pelo qual não podemos ser culpados, porque ele tem sido a única ferramenta flexível e barata em nossas mãos, durante tanto tempo. Mas, apesar do imenso poder do Excel, o seu uso como um repositório de dados em setores como o nosso traz riscos embutidos e um grande peso para nossos geólogos, e existem alguns motivos para isso:
É mais caro do que você imagina. As empresas também acabam utilizando o Excel pelo motivo de custo. O Excel já está ali para eles utilizarem, e por isso parece ser a alternativa mais econômica comparada com pagar uma assinatura ou licenças para uma solução superior, desenvolvida especificamente para o propósito. Mas todo o esforço para construir a planilha de forma correta, incluindo todas as listas de consulta e os cálculos ou formatação condicional para achar erros pode ser colossal e dispendioso. Depois, é necessário mais esforço ainda para compilar as informações em uma única fonte, sem falar das inserções manuais de dados de laboratório e o risco da falta de precisão ao tentar consolidar resultados de análise com amostras utilizando o recurso copiar e colar. Em resumo, tentar gerir um programa de registro e descrição de testemunhos de sondagem baseado no Excel pode trazer custos ocultos significativos que rapidamente corroem a percepção do benefício de ter economizado em uma assinatura.
Nós sabemos que esses são desafios reais para geólogos no seu dia a dia, e nós queremos melhorar isso pra eles. Em nossa experiência, todas essas ressalvas podem ser resolvidas muito mais facilmente e com mais sucesso do que o desafio hercúleo equivalente de tentar fazer com que o Excel funcione de forma confiável como uma base de dados.
O Excel faz muitas coisas de forma brilhante. Ser um ambiente versátil e confiável para seus dados mais importantes simplesmente não é uma dessas coisas. Talvez seja a hora de buscar um super-herói melhor - e nós acreditamos que podemos ajudar geólogos a acharem exatamente o anjo da guarda para os desafios que eles enfrentam com seus dados.
Procurando uma solução melhor que o Excel? O MX Deposit é a única e verdadeira solução Software-como-um-serviço para dados de furos de sondagem e dados de pontos de amostras, desenvolvido especificamente para que seja mais fácil coletar, gerenciar e compartilhar essas informações essenciais. Ele foi criado para ajudar os geólogos a tomarem decisões melhores e mais rápidas, onde quer que estejam no mundo, com ferramentas de registro de descrição de testemunhos e de gerenciamento de dados baseadas na web, que oferecem a validação imediata dos dados. É mais intuitivo, mais confiável e seu custo-benefício é melhor do que os sistemas tradicionais - e tem a opção de assinaturas mensais ou anuais; você só paga quando precisa usá-lo.