Success Story

Como a Talisker Resources simplificou a coleta de dados para realizar a prospecção de forma ultrarrápida.

Essa empresa de exploração júnior detém o maior pacote baseado de dados terrestres obtidos em um único dia na história da Colúmbia Britânica. A paisagem gigantesca espalhou sua equipe, mas, graças à tecnologia, não espalhou seus dados de amostras.

O plano foi criado em abril -- em 5 de maio, os geólogos já estavam em campo. A Talisker Resources definiu metas agressivas de exploração em greenfields para descobrir alvos iniciais.

23 geólogos profissionais e estudantes trabalharam de uma bacia hidrográfica a outra por todo o Projeto Spences Bridge Gold, com 192.716 hectares. Eles coletaram mais de 3.900 pontos de dados, principalmente amostras de sedimentos de corrrente.

"Se não tivéssemos a facilidade de construir os templates de formulários de coleta no MX Deposit, provavelmente não teríamos entrado em campo tão rápido com um alto grau de confiança em relação à coleta de dados uniforme em todas as equipes," disse Andrew Ganton, geólogo de projetos na Talisker Resources.

Eles estavam essencialmente garimpando ouro, mas, utilizando a moderna coleta e análise de dados atual, eles já descobriram 17 promissoras anomalias de ouro.

A equipe de Andrew utilizou o MX Deposit, uma solução de gerenciamento de dados e amostras baseada na nuvem, para coletar dados de sedimentos de corrente, solos, rochas, geológicos e ambientais, juntamente com dados históricos geoquímicos, espaciais e de fotografia, em seus tablets.

Tempo para o que mais importa

Durante a exploração inicial, os gerentes da Talisker Resources tiveram que tomar decisões rápidas e bem informadas. Quanto menos tempo investido na entrada, compilação e controle da qualidade dos dados, mais tempo eles teriam para executar um projeto bem-sucedido.

"O mais importante é o gerenciamento de tempo, especialmente numa indústria onde nós estamos tentando construir uma pipeline de prospectos o mais rápido possível, com uma ciência e diligência adequadas," explica Andrew.

"A facilidade com que eu posso realizar a validação de controle de qualidade e ter todos os meus geólogos recebendo os seus dados na base de dados rapidamente, libera mais tempo para que eu possa gerar alvos, preparar orçamentos ou requisitar autorizações."

Mantendo a acurácia dos dados

Para a primeira fase, a empresa mandou 22 geólogos recém-formados para coletar amostras. A minimização de erros e a garantia da consistência na entrada de dados foi de crucial importância. Com menos de uma hora de treinamento, toda a equipe se tornou capaz de conseguir registrar informações das amostras no MX Deposit.

"A capacidade para criar e modificar campos, inserir listas de picking sistemáticas e verificações de validação de dados no programa realmente ajuda quando nós temos uma equipe tão grande," explica o Andrew.

"Quando eles estão em campo identificando os parâmetros não apenas da geologia, como também amostras de sedimentos de corrente, a capacidade para por esses dados instantaneamente em um formato digital, validá-los e fazer um backup deles num sistema baseado na nuvem em tempo real é quase uma obrigação."

Conectando pessoas a longas distâncias

A vice-presidência de exploração da Talisker Resources está sediada no Arizona. Eles têm um escritório corporativo em Toronto e seus geólogos que estão em campo podem estar em qualquer lugar entre seis cidades no sul da Colúmbia Britânica, no Canadá. Ter os seus dados de amostras compartilhados em tempo real na nuvem permitiu que todos pudessem trabalhar a partir dos mesmos dados.

"Considerando que nós estamos espalhados por toda parte, sem um escritório centralizado tradicional, ter um MX Deposit em um servidor baseado na nuvem certamente ajuda na transferência e análise de dados entre nós e as equipes que estão em campo," disse o Andrew.

Gerenciamento de dados para geólogos

A equipe enxuta da Talisker Resources desempenha várias funções para avançar com o projeto. No entanto, com a interface intuitiva do MX Deposit, eles não tiveram que ser experts em TI para receber as informações que precisavam.

"Eu sou um geólogo; eu não sou um administrador de bases de dados," explica o Andrew.

"Mas, se eu consigo configurar todos os campos de dados e a forma como os dados são organizados a partir de um tutorial de 20 minutos -- isso é bem impressionante."

Iniciando e encerrando uma sessão no grid

Fazer anotações a mão em campo durante 10 horas e, em seguida, ter que digitá-las depois no acampamento não só leva tempo, como aumenta os erros e a exaustão. No MX Deposit, geólogos podem registrar dados off-line em campo e realizar o upload deles na nuvem quando estiverem com Wi-Fi novamente.

"Se eu estiver economizando horas de trabalho de entrada de dados para cada um dos meus geólogos, eu não estou apenas melhorando a qualidade de vida deles no seu local de trabalho, estou também dando a eles a oportunidade de descansarem," disse o Andrew. "E isso pode permear todo o trabalho deles, prevenindo coisas como deslizes, tropeços e quedas em campo.”

Verificações de Controle de Qualidade em 30 Segundos

À medida que os resultados para milhares de amostras geoquímicas foram chegando, eles tiveram que ser combinados com as amostras padrão da empresa e seu controle de qualidade teve que ser testado.  A utilização de planilhas para isso demorava horas, mas agora o Andrew consegue realizar essas verificações em 30 segundos:

“A coisa que eu mais gosto sobre o MX Deposit é a velocidade com que eu consigo elaborar relatórios de controle de qualidade em todos os meus dados de geoquímica. Quando estamos recebendo certificados de análise para centenas de amostras de cada vez, eu consigo simplesmente importar isso clicando em alguns botões."

Segunda fase do Greenfield

Durante a transição do seu projeto para a fase de sondagens, a Talisker Resources irá integrar o MX Deposit ao Leapfrog Geo para adicionar dados de furos de sondagem e de superfície aos seus modelos geológicos em 3D.

A equipe continuará evoluindo rapidamente, independentemente da distância entre eles, tendo sempre dados de amostras e de sondagens por perto na nuvem.

Fatos Rápidos sobre a Talisker Resources

Uma empresa de exploração júnior canadense

Uma empresa de exploração júnior canadense:
Exploração em greenfields

Estatísticas do MX Deposit:
Mais de 3940 pontos de dados coletados

Descobertas:
17 bacias de ouro anômalas

Local do projeto:
Colúmbia Britânica meridional, Canadá
263.770 hectares
253 concessões minerárias
3 arrendamentos

Localização de suas equipes:
Toronto
Victoria
Vancouver
Arizona
Quebec

Conheça o MX Deposit  

Simplifique como seus dados de sondagem e de amostras são coletados, gerenciados e compartilhados em uma plataforma baseada na nuvem para empresas de mineração e exploração.

Dados de projeto ao vivo são acessíveis de qualquer lugar, seguem os padrões da indústria e encorajam a colaboração em tempo real - em qualquer tablet ou laptop.

As assinaturas dos usuários podem ser dimensionadas de acordo com as mudanças dos seus projetos, mantendo o bom custo-benefício do gerenciamento de dados de sondagem.

Questions about MX Deposit?
Contact us

More resources