Success Story

Como a Mawson Resources descobriu, a partir dos dados, as riquezas de ouro e cobalto na Finlândia

Gotas de água pingam de um testemunho de sondagem diamantada enquanto descongela dentro de um ambiente fechado. O inverno é a única estação em que equipamentos pesados conseguem atravessar a tundra pantanosa da Finlândia. E graças aos dados de sondagem bem organizados, um local congelado vale a pena.

A Mawson Resources já realizou sondagens na melhor interseção de ouro na história do país - 617 gramas em seis metros.

Agora, eles estão explorando um local a oito quilômetros ao leste, onde os teores de ouro e cobalto e a continuidade são significativos.

Eles perfuraram mais de 30 km de testemunhos de sondagem diamantada nos últimos dois anos, e têm projetos ainda maiores para o futuro.

"Quando você tem quatro perfuratrizes trabalhando, se você não consegue gerenciar os dados, você pode perder o controle," explica Nick Cook, presidente da Mawson Resources.

“Caso contrário, você não saberá o suficiente. E é muito fácil jogar dinheiro fora perfurando no local errado.”

A empresa de exploração de recursos escolheu o MX Deposit, uma plataforma de gerenciamento de dados de furos de sondagem e de amostras na nuvem, para ter um lugar acessível para registrar e analisar seus dados de furos de sondagem, assim como para exportar esses dados para aprimorarem seus modelos geológicos em 3D.

Resumo do status do projeto

“Para alguém que conhece pouco de computação como eu, que está focado em manter os geólogos trabalhando em suas interpretações, nós importamos, verificamos e resolvemos os detalhes das interseções nos dados de análise em poucos minutos ao invés de um ou dois dias."

Nick está na Austrália, o local de sondagem no norte da Finlândia, e a Mawson Resources tem sua sede administrativa em Vancouver, no Canadá. A sua equipe precisava de alguma forma de monitorar o andamento do projeto, a partir de qualquer lugar.

Com a visualização pelo painel de controle do MX Deposit, gerentes conseguem ver o status da campanha de sondagens e obter atualizações em tempo real.

“Como você pode vê-lo, você realmente consegue dizer, 'Certo, esse furo está sendo registrado e descrito. É isso que eles realmente estão fazendo'", explica Nick.

“Para alguém que conhece pouco de computação como eu, que está focado em manter os geólogos trabalhando em suas interpretações, nós importamos, verificamos e resolvemos os detalhes das interseções nos dados de análise em poucos minutos ao invés de um ou dois dias."

Melhor compreensão, melhores resultados

Em vez de ter que realizar uma busca em vários e-mails e planilhas, o MX Deposit permite que dados de furos de sondagem, comentários e resultados de análise sejam interpretados em um só lugar.

Ao ter uma visão geral dos seus dados, a Mawson Resources descobriu informações importantíssimas sobre o controle que estavam usando – o que levou a grandes descobertas.

“A compreensão daquele controle nos permitiu aprimorar o programa. E acabou que oito dos últimos 12 furos foram os melhores da temporada de inverno em termos de interseções," explica Nick.

Rápidas combinações de QA/QC

"Levo dois minutos para combinar os dados que chegam do laboratório com os dados da amostra original."

Originalmente, os resultados de análise da empresa voltavam do laboratório, eram inseridos em uma planilha e, em seguida, encaminhados a uma empresa terceirizada que tentava encontrar problemas de QA/QC.

No MX Deposit, a equipe do Nick realiza o upload dos resultados do laboratório dentro do próprio aplicativo, combinando-os com as amostras dos testemunhos em um instante.

"Levo dois minutos para combinar os dados que chegam do laboratório com os dados da amostra original," diz Nick.

"No passado, você teria que esperar 24 horas, e precisaria criar um arquivo de planilha temporário e realizar você mesmo as combinações."

Dados de sondagem se tornam 3D  

O próximo projeto de sondagem da Mawson Resources precisará de muito mais perfurações direcionais e levantamentos em encostas.

“Uma vez que você passa da fase de exploração e chega à expansão de recursos, você tem que ser muito mais preciso no direcionamento da sua broca," disse Nick. Nós sabemos onde temos que sondar, portanto, temos que ser inteligentes nesse processo."

Ser capaz de compreender o sistema inteiro é crucial para evitar perfurar fundo na direção errada. Sua equipe exporta os dados de furos de sondagem do MX Deposit para o Leapfrog Geo para aprimorar seus modelos geológicos em 3D.

"Por exemplo, às vezes algumas pessoas têm dificuldade em acreditar na continuidade," explica Nick.

"Se você estiver apenas vendo o local em planta, tentando entender o que é o teor de continuidade - é difícil até que você consiga realmente ver os volumes em 3D."

Dados de sondagem no Leapfrog Geo mostram o volume 3D inteiro dos depósitos inferidos, dando mais confiança aos tomadores de decisões e aos investidores.

Mudando com as estações  

“No momento, nosso plano visa principalmente a expansão dos recursos. E trabalharmos para adequar nossos dados em um padrão otimizado para que possamos produzir novos recursos," disse Nick.

À medida que o programa de sondagens da Mawson Resource se expande, o MX Deposit conseguirá ser dimensionado para sua equipe: adicionando usuários e campos conforme necessário.

Para atingir um alvo exploratório de 2,5 M onças de ouro, a equipe do Nick ainda terá que perfurar - e descongelar - vários quilômetros de testemunhos quando o inverno da Finlândia voltar novamente.

Fatos Rápidos sobre a Mawson Resources 

Empresa canadense de exploração de recursos
www.mawsonresources.com  

Foco principal:  
Ouro e cobalto na Finlândia setentrional.

Locais de projeto: 
Cinturão Peräpohja, Finlândia
Oeste do Oregon, EUA  

Escritório Central: 
Vancouver, Canadá  

Metas de recursos:
>30 km de amostras de testemunhos de sondagem diamantada nos próximos dois anos
Expansão a um alvo exploratório de 2,5 M oz de ouro

Questions about MX Deposit?
Contact us

More resources